O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira (30) um alerta laranja para chuvas intensas na região central do Brasil.
Chuvas e ventos intensos devem atingir o leste de Mato Grosso, norte de Goiás e grande parte do Tocantins. As precipitações nessas áreas podem variar entre 30 e 60 mm/h, com ventos de 60 a 100 km/h.
De acordo com o Inmet, o alerta laranja indica risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet também emitiu um aviso amarelo para chuvas intensas, com precipitações entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h. O alerta abrange os estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.
O alerta é válido até esta quinta-feira (31), às 10h.
No último domingo (27), o Inmet emitiu um alerta de “perigo potencial” para chuvas intensas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, com previsão de precipitações de até 50 mm/dia e ventos entre 40 e 60 km/h.
O alerta indicava possíveis alagamentos, quedas de galhos e impactos na rede elétrica, além do risco de descargas elétricas durante as tempestades.