Em meio à onda de calor que encerra o verão de 2024, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas por causa de chuvas intensas em várias regiões do país.
Os avisos, emitidos nesta segunda-feira (18), permanecem válidos até as 10h de terça-feira (19), abrangendo um total de 12 estados em situação de perigo (alerta laranja) e 22 estados mais o Distrito Federal em estado de perigo potencial (alerta amarelo).
Alerta Laranja (Perigo):
- Amazonas;
- Pará;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Amapá;
- Tocantins;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul.
Alerta Amarelo (Perigo Potencial):
- Amazonas;
- Roraima;
- Pará;
- Amapá;
- Rondônia;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Tocantins;
- Goiás;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Piauí;
- Ceará;
- Rio Grande do Norte;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Rio de Janeiro;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Rio Grande do Sul;
- São Paulo.
O alerta amarelo indica “perigo potencial”. Nele, há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, com ventos de 40 a 60 km/h. Existe um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o alerta laranja representa “perigo”. Prevê-se um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Existe um risco real de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Até o momento, não há regiões do Brasil que estão em alerta vermelho, que representa “grande perigo”. Nessas ocasiões, os riscos são de chuvas com mais 60mm por hora ou 100mm por dia.