O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, informou nesta sexta-feira (27) que o Brasil começará a trazer estrangeiros que desejam sair da zona de conflito entre Israel e o Hamas, caso haja espaço nos próximos voos de repatriação.
“A partir das próximas viagens, tendo lugar nos aviões, começaremos a trazer os nossos irmãos dos países vizinhos, que não tem logística. No último voo já vieram três bolivianos”, escreveu Pimenta no X (antigo Twitter).
Até o momento, 1.410 pessoas e 55 animais de estimação foram repatriados. Cerca de 30 pediram ajuda do Ministério das Relações Exteriores (MRE) para deixar a Faixa de Gaza, mas ainda não conseguiram sair do território em conflito.
O governo brasileiro negocia a autorização do Egito para liberar a saída do grupo pela fronteira de Rafah. Os brasileiros estão em residências próprias ou alugadas pelo Itamaraty.
Na quinta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por chamada de vídeo com uma família de brasileiros em Gaza. “Coloco-me no lugar de vocês”, disse o petista.
“Contem com o governo brasileiro. A gente vai continuar a nossa luta, conversar com os presidentes que for possível conversar, para que a gente consiga libertar os reféns, criar corredores humanitários para as vítimas da insanidade”, completou.
#SintoniaPública • A partir das próximas viagens, tendo lugar nos aviões, começaremos a trazer os nossos irmãos dos países vizinhos, que não tem logística. No último voo já vieram três bolivianos. #OperaçãoVoltandoEmPaz
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) October 27, 2023