Ipespe: Quase 60% dos brasileiros apostam em vitória de Lula. Por Miguel do Rosário

Pesquisa mostra que no segundo turno. Lula vence todos com tranquilidade

Atualizado em 14 de janeiro de 2022 às 13:39
Lula primeiro turno
Lula – Foto: Reprodução

A pesquisa Ipespe divulgada hoje trouxe uma pergunta sobre expectativa de vitória com um resultado impressionante. Confrontados sobre quem acham que será vitorioso este ano, independente se vota ou não no candidato, 58% dos entrevistados responderam que deve ser o ex-presidente Lula.

Apenas 28% disseram ter expectativa de Bolsonaro vencerá as eleições. Outros 3% apostaram em Moro, e 1%, em Ciro.

No relatório completo, é possível também analisar a evolução das intenções de voto da pesquisa estimulada, desde janeiro de 2020 até janeiro de 2022.

Lula inicia a série com 24%, e hoje está em seu apogeu, com 44%.

Leia também:

1- PT cobra Fábio Faria por encontro com Allan dos Santos: “Esdrúxula situação”

2- Criança indígena de 8 anos é a primeira a receber vacinação infantil no Brasil

3- “Moro tem profunda deficiência cognitiva”; Pedro Serrano rebate ataques do ex-juiz

Bolsonaro mantém os mesmos 24% que tinha no começo, mas ele já chegou a ter 29% em maio de 2021.

Sergio Moro tinha 17% em janeiro de 2020, atingiu 18% em abril do mesmo ano, mas hoje tem apenas 9%.

Ciro Gomes começa janeiro de 2020 com 11%, e oscila entre 8 e 11% até outubro de 2021. Desde então vem caindo rapidamente, e agora tem 7%.

Doria já chegou a ter 5% em setembro, mas a entrada de Moro na disputa lhe esvaziou,  ehoje tem apenas 2%.

Na evolução da espontânea, a pesquisa indica um possivel teto de Lula, em torno de 35%. Bolsonaro também parece ter dificuldade de crescer para além dos 25%.

Todos os outros candidatos pontuam, somando seus percentuais, 8%, um nível estável desde 2020.

A chegada da nova variente omicron piorou a avaliação que se faz do desempenho do presidente Bolsonaro no enfrentamento da pandemia. O índice de ruim e péssimo neste quesito subiu 3 pontos no último mês, e agora é de 57%.

Um outro ponto da entrevista mostra a diferença na imagem dos principais candidatos. Enquanto 60% dos entrevistados responderam que Lula, se eleito, irá “governar para todos”, apenas 34% dizem a mesma coisa sobre Bolsonaro, visto principalmente como alguém que governar “apenas para seus eleitores”.

A pesquisa levantou ainda cenários de segundo turno. Lula vence com tranquilidade em todos. Interessante notar a “boca do jacaré” que se abre num eventual embate com Bolsonaro: Lula ganhar de Bolsonaro por 56% X 31%, o que corresponde a 35 pontos de vantagem. Em votos válidos, a vitória de Lula seria de 64% X 36%.

Já num embate contra Ciro, Lula venceria por 67% X 33%, em votos válidos.

O gráfico com a evolução da probabilidade de voto também oferece perspectivas favoráveis para Lula. O petista vem consolidando cada vez mais seu eleitorado, e ao mesmo tempo reduzindo sua rejeição, que baixou para seu mínimo da série histórica. Hoje 43% dos entrevistados disseram que não votariam em Lula de jeito nenhum. Esse índice já foi de 48% em maio de 2021.

Bolsonaro segue o caminho oposto. O índice de votos “com certeza” em Bolsonaro declinou de 30% em maio de 2021 para 25% em janeiro de 2022. A sua rejeição, por sua vez, atingiu a máxima da série, de 64%.

(Texto originalmente publicado em O CAFEZINHO, por Miguel do Rosário)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.