Brasileiros ficam fora de 4ª lista para saída de Gaza

Atualizado em 4 de novembro de 2023 às 7:26
Palestinos passam pela fronteira entre Gaza e Egito. Foto: reprodução

Neste sábado (4), mais 599 estrangeiros receberam autorização para deixar a Faixa de Gaza, segundo a lista divulgada pela autoridade palestina. O grupo de brasileiros, no entanto, permaneceu fora da relação, aguardando por sua vez de retornar ao Brasil.

Essa é a quarta lista de autorizações concedidas para a saída de civis de outras nacionalidades, resultado de um acordo intermediado pelo Catar, com a cooperação de Israel, Egito e o Hamas.

Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, a mais recente lista contempla cidadãos dos Estados Unidos (386), Reino Unido (112), França (51) e Alemanha (50).

No entanto, 34 brasileiros continuam aguardando a repatriação para o Brasil, com a previsão do governo de que deixarão a Faixa de Gaza até quarta-feira (8). O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o governo de Israel garantiu a saída dos brasileiros até essa data.

Brasileiros alojados em Gaza. Foto: reprodução

A situação dos brasileiros na região depende, conforme destacou o embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, de uma autorização específica do governo israelense.

Enquanto a espera persiste, diplomatas brasileiros enfatizam que é difícil fazer previsões, considerando a incerteza em torno dos critérios utilizados para a elaboração das listas de estrangeiros contemplados.

O governo brasileiro assegurou apoio aos brasileiros repatriados, incluindo atendimento médico, assistência social e regularização migratória. A viagem de retorno ao Brasil será realizada por meio de um avião da Força Aérea Brasileira, já posicionado no Egito para essa operação de resgate.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link