Caixa vai liberar FGTS em 48h para municípios em estado de calamidade no RS

Atualizado em 16 de maio de 2024 às 20:12
Mercado Público de Porto Alegre (RS) inundado. Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

A Justiça Federal determinou nesta quinta-feira (16) que a União e a Caixa Econômica Federal disponibilizem, em até 48 horas, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para 46 municípios do Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública.

O juiz federal Rodrigo Machado Coutinho atendeu a uma ação conjunta do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU). Cabe recurso à decisão.

Segundo os órgãos, mesmo após 15 dias do início das enchentes, apenas 17 dos municípios em situação mais grave foram habilitados a receber o benefício.

Ao analisar a ação, o juiz concluiu que “impor entraves burocráticos” a cidades que já estão enfrentando múltiplas demandas pode prejudicar “ainda mais os trabalhadores atingidos por esse desastre natural e que possuem o direito de sacar o valor do FGTS”.

Casas ficaram cobertas pela água durante enchente na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Foto: Gabriel Alves Pinto/Divulgação

No início de maio, a Caixa anunciou a liberação do FGTS para vítimas da tragédia no estado gaúcho. Para que a retirada dos valores seja acessada pelos trabalhadores, no entanto, é necessário que cada um dos municípios afetados peça à instituição financeira sua habilitação.

“Muito embora os trâmites burocráticos, em especial a habilitação dos municípios em estado de calamidade, sejam necessários para garantir a regularidade e segurança da movimentação da conta vinculada ao FGTS, é pública e notória a situação pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul”, disse o juiz.

Os órgãos também pediram a liberação automática do Saque Calamidade em 320 municípios em que o desastre é considerado de nível dois (situação de emergência), mas a solicitação foi negada.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link