O principal autor do “PL do aborto”, o deputado bolsonarista Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), minimizou as críticas ao texto e afirmou que vai pressionar colegas para votar a medida ainda neste semestre. Ex-presidente da bancada evangélica, ele ainda sinalizou que vai mobilizar outros parlamentares para analisar o Estatuto do Nascituro.
“Todos os deputados que são pró-vida, e a maior parte das pessoas do centro são pró-vida, vão apoiar o projeto com certeza. Temos que votar ele ainda neste semestre, sem dúvidas”, afirmou Sóstenes à Folha de S.Paulo.
O texto perdeu força na última semana após protestos em diversas capitais do país, mas o bolsonarista também minimiza os atos. “Foram manifestações inexpressivas que não assustam nenhum político”, prosseguiu.
Para Sóstenes, “quem defende a vida com certeza não abrirá mão de um projeto como esse”. Ele ainda sugeriu que seus colegas podem pautar um texto até pior caso o “PL do aborto” não seja votado na Câmara: “Ele é um projeto light, não é nada radical. O Estatuto do Nascituro é muito mais pró-vida que esse, esse é um meio-termo. Mas se não quiserem votar esse, a gente vota o Estatuto do Nascituro”.
O texto que teve o caráter de urgência aprovado na última quarta (12) propõe equiparar o aborto após a 22ª semana de gestação ao homicídio. O Estatuto do Nascituro, por sua vez, prevê a criminalização do procedimento em qualquer situação.
O projeto sobre o estatuto está em pauta desde 2007 e vem sendo revisado e ajustado ao longo dos últimos anos. Bolsonaristas têm tentado aprovar a urgência do texto nos últimos anos, mas parlamentares de esquerda atuam para obstruir a medida em comissões.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link