O Canal Hipócritas, formado por um trio de bolsonaristas, com mais de 1,25 milhão de seguidores no Youtube, publicou um vídeo em que sugerem que matar o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é uma atitude correta e que garantirá a segurança do país e de seu povo.
No vídeo “humorístico”, um casal tem sua casa invadida por um ladrão durante um jogo da Copa do Mundo. Por sua conta e risco, o vídeo pode ser visto clicando aqui.
Inicialmente, é a esposa quem identifica que existe um ladrão tentando romper o sistema de segurança e os muros da casa. O ladrão, fica implícito, é Lula. Já o marido, preocupado em assistir à Copa do Mundo, limita-se a dizer que o sistema de segurança da casa é super moderno e eficiente, sendo perfeitamente impossível ultrapassá-lo.
No momento seguinte, o bandido entra na casa, arrombando a porta e neutralizando os sistemas de segurança. Neste momento, enquanto ainda tenta assistir ao jogo da Copa, o marido afirma que aquela pessoa ali dentro não era um ladrão, ele já o conhecia, se trata de uma pessoa que já havia sido julgada e inocentada pela Justiça.
Na sequência, a esposa afirma que também conhecia o invasor, e se tratava sim de um ladrão, que só não havia sido condenado de vez porque o julgaram em uma comarca que não seria a correta, mas que todos sabiam que se tratava de um ladrão. Ato contínuo, o marido responde que, de uma forma ou de outra, agora ele já estava dentro, e nada mais poderia ser feito.
A esposa, então, usa o telefone para chamar alguém, e chega então um novo personagem, vestindo roupas militares. Ele atira e mata o invasor. O marido ensaia uma reclamação, mas a esposa corta sua fala para encerrar o assunto, dizendo que se o marido não fez nada para proteger a casa deles, ela sim o fez.
Na semana passada, um dos sócios do canal Hipócritas leu uma carta na Câmara incitando golpe de estado. Bismark Fabio Fugazza foi indiciado em julho junto com seus parceiros por crime de racismo qualificado após fazerem analogia entre pessoas não vacinadas contra a Covid-19 e os judeus, vítimas de genocídio na 2ª Guerra Mundial.
O bolsonarista trabalha junto com a deputada Carla Zambelli (PL), que também está por trás do manifesto.
PT deverá entrar na Justiça contra vídeo
Os “humoristas” que compõem o canal são todos de Santa Catarina. Paulo Souza, o líder do grupo, que faz o papel do marido desavisado no vídeo com a sugestão da morte de Lula, é de Itajaí, no litoral norte do estado. De lá, neste domingo, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Gerd Klotz, expressou toda sua indignação com este e outros vídeos veiculados pelo canal bolsonarista:
O nome do canal – Hipócritas – faz jus a esse pseudo humor nazifascista ridículo, de gente que vive em um mundo paralelo de absoluta ausência de empatia com qualquer ideia de civilização.
É o humor da barbárie. A ignorância política em estado bruto. E, no caso específico deste vídeo, é um crime, crime de incitação.
De acordo com a liderança petista, a legenda está desenhando uma estratégia jurídica para interpelar não apenas o canal de Youtube, mas também os coordenadores de bloqueios e do acampamento golpista instalado em frente ao prédio da Marinha do Brasil na cidade. “Esse pessoal precisa ser judicialmente instado a comparecer em uma audiência. Temos que enfrentar os fascistas em todos os campos de batalha”, disse o dirigente do PT.