A candidata a vereadora de Maceió, Alycia Oliveira (PT), recebeu dois e-mails com ameaças de estupro e morte. As mensagens continham insultos racistas e machistas, além de informações pessoais da vítima, como nome completo e um endereço antigo.
Na sexta-feira (20), Alycia levou o caso até a Polícia Federal (PF) de Alagoas, que abriu um inquérito para identificar o autor das ameaças.
Os e-mails foram enviados às 22h51 e 22h55 da última quinta-feira (19), de acordo com o colunista Carlos Madeiro, do UOL. A pessoa trata Alycia com termos racistas, e afirma que planejava usar uma pistola para matá-la.
“Eu nunca tinha tido contato anterior dessa pessoa, e nós não temos suspeita nenhuma de quem possa ter sido o autor”, disse Alycia. “A pessoa, que é uma covarde, se esconde atrás dessas ferramentas da internet, mas a denúncia está com a Polícia Federal”, prosseguiu Alycia.
Professora de geografia e ativista política de esquerda, Alycia contou que frequentemente recebe ataques nas redes sociais após publicar vídeos criticando ideologias como o bolsonarismo e a extrema-direita.
“Em todos os vídeos que nós temos com o presidente Lula, ou com algum tipo de posicionamento político, ou em relação a ações de vereadores locais que representam o bolsonarismo, há algum tipo de retaliação, de hostilidade”, afirmou.
Apesar disso, ela nunca havia recebido ameaças tão violentas antes. “Eu não posso afirmar, obviamente, que esses emails partiram dessas pessoas. A gente espera que a investigação seja feita e a identificação também possa ocorrer”, pontuou.