Candidato a prefeito pelo PT relata tiros em frente à sua casa em SC

Atualizado em 15 de setembro de 2024 às 14:42
O candidato à prefeitura de São José-SC, pelo PT, Antônio Luiz Battisti. Foto: Divulgação/PT

O candidato Antônio Luiz Battisti, que disputa as eleições para a Prefeitura de São José, em Santa Catarina, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), denunciou disparos de arma de fogo ocorridos em frente à sua casa, na noite deste sábado (14). Os tiros teriam sido feitos para o alto por um motociclista que deixou o local logo em seguida.

Acionadas, a Polícia Militar e a Guarda Municipal estiveram no local e fizeram o recolhimento das cápsulas das balas. Battisti foi atendido pelos agentes de segurança. Ninguém ficou ferido. Até o momento, não há confirmação sobre a motivação do atentado, mas se cogita a possibilidade de intimidação política. O caso está sendo investigado.

Battisti é um quadro histórico do PT em São José, tendo sido vereador durante três mandatos. Ele chegou a se candidatar à prefeitura em 2016 e ocupou posições de suplente de deputado estadual e federal ao longo de sua carreira política.

Em 2024, o petista disputa as eleições com outros quatro candidatos. Dois dos seus adversários reivindicam o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, pelo PL, e o atual ocupante do cargo, Orvino Coelho de Ávila, pelo PSD.

São José está situada na região da Grande Florianópolis e é a quarta maior cidade catarinense, com aproximadamente 270 mil habitantes.

O candidato recolheu as munições e entregou aos policiais. Foto: Polícia Militar/Reprodução

A Polícia Militar afirma que Battisti relatou que, quando chegava em um comitê, na sexta-feira (13), um dia antes dos disparos, teria sido informado por seu motorista que uma motocicleta os seguia. Ele contou à guarnição que pararam em frente ao comitê com as portas do veículo trancadas e, na sequência, a motocicleta fez manobra de retorno e saiu em mão oposta.

O comandante da PM afirmou, ainda, que as cápsulas foram encontradas “alguns metros da casa do candidato”.

O diretório municipal do PT emitiu nota sobre o ocorrido, afirmando que “aguarda novas informações e orientações dos órgãos de segurança que estão cuidando do caso” e diz que “oportunamente se manifestará a respeito”.

O PSOL local, que apoia a candidatura de Battisti, também se pronunciou: “Fomos surpreendidos com a inadmissível notícia do atentado violento sofrido por Antônio Battisti, alvo de extrema violência política. Prestamos nossa integral solidariedade ao candidato, cuja campanha o PSOL apoia e constrói firmemente, pela convicção na trajetória de luta e comprometimento do companheiro Battisti ao longo de sua história”, conclui a nota.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line