Candidatos bolsonaristas pagam anúncios com ataques ao STF e convocação para o 7 de Setembro

Atualizado em 6 de setembro de 2022 às 20:50
O deputado Felipe Barros (PL-PR) e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Anúncios do Facebook com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e convocando para o 7 de Setembro têm sido pagos por candidatos bolsonaristas. O deputado Filipe Barros (PL-PR) gastou entre R$ 4,5 mil e R$ 6 mil de sua verba de campanha para bancar os conteúdos nas redes. A informação é de levantamento do Radar Aos Fatos.

O deputado recebeu R$ 1 milhão do Fundo Eleitoral (dinheiro público) e R$ 83 mil em doações físicas. Os anúncios pagos já somam entre 250 mil e 325 mil visualizações em seu estado.

O levantamento encontrou 495 anúncios nas plataformas da Meta (Facebook e Instagram) entre o início da campanha eleitoral (16 de agosto) e o último domingo (4) convocando bolsonaristas para o ato de 7 de Setembro.

A maior parte desses anúncios (269) foi paga por pessoas que disputam as eleições neste ano. Além de Filipe Barros, outros 75 candidatos impulsionaram propagandas similares nas redes.

Os valores divulgados pela Meta não são exatos, mas as peças custaram entre R$ 39,7 mil e R$ 92,4 mil aos candidatos.

Número e custo de anúncios nas redes. Foto: Radar Aos Fatos

Ao menos 130 anúncios possuem ataques a instituições ou fake news contra o sistema eleitoral. Essas peças já têm mais de 2,2 milhões de impressões no Facebook e no Instagram, e custaram entre R$ 16,9 mil e R$ 31,7 mil.

Sérgio Americano Mendes (PTB-MG) é o segundo candidato com mais gastos convocando para o ato golpista. Ele disputará vaga na Câmara dos Deputados e impulsionou 61 anúncios do tipo, que custaram menos de R$ 6 mil.

Tomé Abduch (Republicanos-SP) também está na lista, com nove anúncios com ataques às instituições e convocação para o 7 de Setembro. Fabiana Barroso (PL), candidata a deputada estadual em São Paulo, gastou R$ 2 mil do Fundo Eleitoral para impulsionar anúncio que dizia que “nossa bandeira jamais será vermelha.

As peças tiveram um aumento entre 29 de agosto e 4 de setembro. O número de anúncios do tipo mais que dobrou no período.

Número de anúncios que promovem os atos de 7 de Setembro. Foto: Radar Aos Fatos

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