O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, comemorou nesta sexta-feira (30) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.
Lupi é presidente nacional do PDT, partido que entrou no TSE com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que levou a inelegibilidade do ex-chefe do Executivo.
Em um vídeo publicado no Twitter, o ministro disse que “a justiça foi feita”. “O belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros, e está enfrentando as consequências”, escreveu na legenda da publicação.
Lupi afirmou que a decisão da Corte Eleitoral é proveniente do descaso com a democracia, do desrespeito com a ciência, abuso de poder e “pela ignorância que ele [Bolsonaro] quis espalhar e expandir por toda a nação brasileira”.
“Senhor ex, a terra não é quadrada; senhor ex, a vacina cura; senhor ex, a ciência ajuda; senhor ex, agora ex durante muito e muitos anos. O PDT tem orgulho de trabalhar ao lado da justiça brasileira”, declarou.
Por 5 votos a 2, os ministros do TSE entenderam que Bolsonaro praticou abuso de poder político e usou indevidamente os meios de comunicação ao atacar, sem provas, o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada.
Veja o vídeo:
A justiça foi feita! O belzebu desrespeitou e atentou contra a democracia e a vida dos brasileiros, e está enfrentando as consequências. O PDT trabalhou arduamente com a justiça brasileira para cumprir nossa responsabilidade histórica contra os antidemocráticos. Vencemos! pic.twitter.com/42yE5kP5ON
— Carlos Lupi ??? (@CarlosLupiPDT) June 30, 2023