O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) tem barrado o acesso do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, às suas próprias redes sociais. Desde que anunciou que deixaria de administrar os perfis, o filho de Jair tem proibido o pai de usá-los. A informação é do jornal O Globo.
Aliados da família Bolsonaro relatam que Carlos trocou as senhas de todos os perfis para marcar sua posição. Ele suspeita que o pai estaria sendo aconselhado a fazer publicações menos agressivas. Quando anunciou que deixaria de administrar os perfis, o vereador disse que “pessoas ruins se acham as tais e ganham muito com o suor dos outros que trabalham de verdade”.
Os perfis no Twitter, Instagram e Facebook de Jair estão sem postagens há 25 dias, desde a saída de Carlos. O hiato de publicações tem gerado incômodo a aliados, já que o ex-presidente não consegue mobilizar seus apoiadores para atos, como sua ida à Agrishow.
Ele tem se aproximado de marqueteiros que atuaram em sua campanha eleitoral em 2022, que defendem uma comunicação mais calma nas redes sociais. Entre eles estão Fábio Wajngarton, ex-secretário de Comunicação da Presidência (Secom); Duda Lima, ligado ao presidente do PL, Valdemar Costa Neto; e o publicitário Sérgio Lima, que atuou em sua campanha digital no ano passado.
Ao contrário do grupo, Carlos é conhecido por usar as redes para inflamar apoiadores.