O valor médio da carcaça casada bovina (traseiro, dianteiro e ponta de agulha) atingiu o menor preço em São Paulo desde setembro de 2019, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP (Universidade de São Paulo). O quilo está sendo vendido a R$ 16,50 no atacado da Grande São Paulo, segundo a parcial de agosto.
Essa é a menor média mensal desde que a carcaça casada foi negociada a R$ 15,93/kg. Segundo pesquisadores do Cepea, o traseiro vem pressionando as cotações da carcaça casada ao longo do ano.
O valor parcial de agosto é 7,9% inferior ao de janeiro de 2023 e 11% abaixo do que foi registrado em agosto de 2022, em termos reais.
O valor médio do traseiro recuou 12,4% desde o início deste ano. O dianteiro bovino, que representa os cortes de menor valor agregado, também teve desvalorização, mas de apenas 1%.
Pesquisadores do Cepea apontam que o consumo brasileiro de carne bovina está fragilizado desde o início do ano, por conta da alta inflação e por conta da renda dos brasileiros. Neste ano, a demanda enfraquecida pelo alimento se somou ao crescimento na oferta de animais disponíveis para abate.