Caso Larissa Manoela: por que se fala tão pouco sobre pais narcisistas? Por Nathalí

Atualizado em 14 de agosto de 2023 às 11:51
Larissa Manoela e seus pais. (Foto: Reprodução)

Desde o Fantástico de ontem não se fala em outra coisa: Larissa Manoela foi corajosa o suficiente para expor os pais em horário nobre, e, curiosamente ou não, no Dia dos Pais.

A atriz conta que todo o seu dinheiro fica sob custódia dos pais, enquanto ela precisa pedir o próprio dinheiro a eles. Viralizou, após a exibição no Fantástico, um print em que a milionária pedia aos pais dez reais para comer um milho na praia.

UMA MILIONÁRIA, bicho. Dez reais.

Imagino o quanto essa moça já sofreu pressões e chantagens por parte de seus pais, para chegar ao ponto de expô-los no Fantástico. E isso ainda não é tudo: para se livrar da perseguição dos próprios pais, Larissa abriu mão de 18 milhões de reais, dinheiro ganho através do seu trabalho e que agora não mais lhe pertencem.

O caso lembra muito a história de Britney Spears, que sofreu abusos psicológicos a vida inteira e não teve acesso ao próprio dinheiro, e muitas vezes nem aos próprios filhos, usados como objetos de barganha por sua “família”.

Não sou psiquiatra pra diagnosticar ninguém, mas que os pais tanto de Britney quanto de Larissa têm traços fortíssimos de pais nascisistas, isso têm.

Os pais e mães narcisistas são caracterizados pelo egoísmo, falta de empatia e controle exagerado sobre os próprios filhos. É como se esse tipo de “família” visse nos filhos uma extensão deles mesmos, e não uma pessoa adulta que toma suas próprias decisões.

Os pais narcisistas tipicamente interpretam a independência e a individualidade dos filhos como uma ameaça. Dessa maneira, eles procuram boicotar a vida dos filhos para que eles vivam na sua sombra.

Por isso mesmo que a própria atriz tomou a decisão – difícil e dolorida, há de se considerar – de se afastar dos pais, deixando pra trás uma família tóxica e uma bagatela de 18 milhões. Nota: para que uma pessoa abra mão de 18 milhões, o nível de toxidade de seus pais é provavelmente elevadíssimo.

Britney Spears. (Foto: Reprodução)

Esse caso – assim como o de Britney – deveria servir para algo mais do que a famigerada (gostamos!) fofoca.
Trabalho infantil é crime, exceto quando a criança desenvolve trabalhos artísticos e com isto ganha notoriedade e dinheiro. Mas ninguém pensou em regulamentar este mesmo trabalho infantil como forma de evitar que crianças tenham sua mão de obra explorada pelos próprios pais.

Assim como a história de Carolina Dieckman (que teve fotos íntimas vazadas na internet) gerou uma lei (a Lei Carolina Dieckman), o caso de Larissa Manoela deveria ser o ponto de partida para pensarmos em uma lei que regulamenta o trabalho infantil, que sequer deveria existir mesmo no meio artístico, muito menos sem qualquer regulamentação.

A quem diz que os pais de Larissa gostariam de “ensiná-la sobre a importância do dinheiro”, um adendo: Maísa Silva, também milionária desde criança, tem acesso ao próprio dinheiro e seus pais apenas a orientam de como deve gastá-lo, sem jamais impedir que a menina – agora, mulher – cuide do dinheiro que ralou pra ganhar.

Isso sim é uma relação familiar saudável.

Não cola mais dizer que “eles são seus pais!” para justificar qualquer atrocidade que pais e mães fazem com os próprios filhos

E não é só Larissa Manoela que tem pais possivelmente narcisistas: muitas pessoas anônimas sofrem com o mesmo drama, muito mais até do que podemos imaginar – já existem até grupos de apoio para filhos de pais narcisistas.

Minha solidariedade a Larissa e a todos e todas que convivem com pais narcisistas e encontram na família – que deveria lhe dar apoio e orientação – apenas um inferno de controle e egoísmo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link