Ronnie Lessa, o assassino confesso da vereadora fluminense Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, revelou em acordo de delação premiada a importância de Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe ou Peixão, no planejamento do crime. Lessa, ex-sargento da Polícia Militar, descreveu Calixto como o “homem de confiança” do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Brazão.
Calixto, ainda segundo o ex-agente do BOPE, está com Domingos desde a época em que ele era deputado estadual. Na Alerj, e posteriormente no TCE, ele foi nomeado assessor do político. Lessa, resumindo a atuação do suspeito, o descreveu como um “faz tudo” do conselheiro.
Funções de Peixe no assassinato de Marielle
Entre as funções de Peixão, Lessa relatou que ele foi responsável por providenciar a submetralhadora HK MP5 usada para matar Marielle e Anderson.
“O interlocutor deles (dos irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, deputado federal) era o Peixão. Eu não o conheço pessoalmente, não sei nem qual é a sua estatura, sua cor. Não conheço. Mas esse Peixão, ele era, segundo Macalé (sargento da PM, amigo de Lessa, morto em 2021), um faz tudo, um homem da alta confiança dos irmãos (Brazão)”, afirmou.
O ex-PM também disse que o homem de confiança dos Brazão não pertence à milícia, apesar de Domingos ter ordenado que o delator e Macalé entregassem o fuzil na favela de Rio das Pedras, logo após o crime. “Ele (Peixão) não é da milícia. Ele é do trabalho, de tudo. Ele é da área política”, afirmou o ex-sargento.
Vale lembrar que Robson teria uma remuneração mensal de R$ 26,4 mil atuando como assessor e “faz tudo” de Brazão.
Prisão de Robson
Peixão foi preso no último dia 9 em uma operação da PF, acusado de envolvimento no homicídio de Marielle e Anderson. A prisão é um desdobramento importante na investigação, que continua revelando novos detalhes sobre o planejamento e execução do crime.
A relação próxima entre Robson Calixto e Domingos levanta questões sobre a extensão da rede de contatos e influência política envolvida no caso. Segundo a polícia, a conexão de Peixão com figuras de destaque na política pode ter facilitado sua atuação nos bastidores do crime.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link