O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lideram as intenções de voto para o Governo do Rio de Janeiro e estão empatados tecnicamente, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18). Castro aparece com 26% e Freixo com 23%.
O cenário de empate entre os dois também se repete na simulação de um segundo turno. Freixo tem 39% e Castro, 38%. Declararam voto nulo 18%, e 5% não opinaram.
Os dois estão distantes na simulação de primeiro turno do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que aparece com 5% das intenções de voto, não apresentando mudança em relação às pesquisas anteriores após firmar aliança com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD).
Eduardo Serra (PCB) também apresenta 5%, sendo seguido de Wilson Witzel (PMB) e Cyro Garcia (PSTU), ambos com 4%, Juliete (UP), com 2%, Paulo Ganime (Novo), com 1%, Milton Temer (PSOL), com 1%. Luiz Eugênio (PCO) não chegou a atingir um ponto percentual.
Witzel registrou a candidatura, mas está inelegível devido a punição imposta no processo de impeachment que o tirou definitivamente do cargo em abril de 2021. Ele tenta reverter a decisão na Justiça.
Declararam voto branco ou nulo 19% dos entrevistados; 10% afirmaram não saber em quem votar.
O levantamento foi realizado entre terça-feira (16) e quinta-feira (18). Foram entrevistados 1.204 eleitores no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-05939/2022.