O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a cúpula da Igreja Católica, na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio da Alvorada, antes de embarcar para Roma, onde encontrará com o Papa Francisco no Vaticano.
Foi a primeira reunião do petista com a nova cúpula da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Também participou do encontro o vice Geraldo Alckmin. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Entre os pedidos feitos pela CNBB, está trabalhar pela reconciliação do país. Entre os religiosos há uma preocupação com o clima de ódio que se instalou no Brasil e foi pedido um empenho para diminuir a hostilidade.
Lula concordou prontamente com a CNBB sobre um empenho coletivo para reduzir o ódio no país. O presidente ainda disse que pretende levar ao papa temas sobre desigualdade social, fome, Amazônia e a questão indígena.
Estiveram presentes na reunião Dom Giambattista Diquattro (Núncio Apostólico no Brasil), Dom Jaime Spengler (presidente da CNBB), Dom João Justino de Medeiros Silva (primeiro vice-presidente da CNBB), Dom Paulo Jáckson Nóbrega de Sousa (segundo vice-presidente da CNBB), Dom Ricardo Hoepers (secretário-geral da CNBB) e Padre Paulo Renato Campos (assessor de relações institucionais e governamentais da CNBB).