Censura? Jornalista é condenada por revelar mensagem com ameaça de Wassef

Atualizado em 10 de junho de 2022 às 19:49
Frederick Wassef é advogado da família Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/AFP
Frederick Wassef é advogado da família Bolsonaro. Foto: Sérgio Lima/AFP

A jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, foi condenada por divulgar mensagens que revelavam ameaças de Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro. Ela terá de pagar uma indenização de R$ 10 mil. O advogado também foi condenado a indenizá-la em R$ 10 mil por danos morais.

Segundo a coluna de Chico Alves no UOL, Dal Piva denunciou ter sido ofendida e ameaçada por ele no podcast “A vida secreta de Jair”. Em mensagem no WhatsApp, Wassef questionou a ética jornalística dela e fez comentários de cunho sexual.

O juiz Fábio Coimbra considerou que não houve ameaça por parte do advogado e a condenou. O magistrado alega que é “ilícita a publicação não autorizada da mensagem, não o seu envio a determinada pessoa em particular. Isso porque as comunicações entre particulares são sigilosas”.

“Em nenhum momento, fica implícito ou explícito que ele a ameaça, justamente por dizer, em seguida, que em território brasileiro não ocorre esse tipo de comportamento como nos demais países citados por ele (Cuba, Venezuela, Argentina e Coreia do Norte). Logo, entende-se que o réu não pensa que a autora será perseguida por exercer sua profissão no Brasil”, prosseguiu.

Leia abaixo a mensagem enviada à jornalista pelo advogado:

A ameaça de Wassef contra Juliana Dal Piva. Foto: Reprodução

A defesa da colunista promete recorrer da sentença. O UOL criticou a decisão do magistrado e afirma que ela “não reconhece o potencial ofensivo das ameaças sofridas pela jornalista e ainda as iguala à tentativa da jornalista de defender-se”.

“A sentença deixou de considerar a relevância da atividade jornalística e os riscos específicos a que as jornalistas mulheres estão sujeitas. O UOL manifesta seu apoio à colunista e reitera seu compromisso de garantir segurança e apoio a toda a sua equipe de jornalistas”, disse o veículo.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link