Nesta segunda-feira (23), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve uma conversa telefônica com o presidente russo, Vladimir Putin, abordando questões relacionadas aos conflitos no Oriente Médio e na Ucrânia.
O presidente Lula compartilhou informações sobre a situação dos cidadãos brasileiros em Gaza, destacando a urgência da criação de um corredor humanitário que permita a saída de estrangeiros e a entrega de medicamentos, água e alimentos à Faixa de Gaza.
Ambos os líderes concordaram sobre a importância da cessação dos bombardeios em Gaza e da imediata libertação dos reféns. Eles também elogiaram a iniciativa do Egito em realizar uma reunião sobre o assunto no Cairo no último sábado.
O presidente Putin comentou a proposta brasileira no Conselho de Segurança da ONU, que não foi vetada pela Rússia, e expressou pesar pelo fato de que, mesmo após tantas décadas, ainda não tenha sido encontrada uma solução para a criação do Estado Palestino.
Em relação ao conflito na Ucrânia, o presidente Lula reiterou o compromisso do Brasil em ajudar na mediação, assim que ambas as partes envolvidas estiverem dispostas a buscar a paz.