O chanceler israelense, Israel Katz, chamou Geert Wilders, líder do partido holandês de extrema-direita PVV (Partido pela Liberdade), de “verdadeiro amigo de Israel” em post nas redes sociais. A sigla liderada por ele já usou símbolos neonazistas para protestar.
A sigla gerou repercussão mundial em 2018 após seus militantes participarem de protesto utilizando bandeiras com as cores laranja, branco e azul, as mesmas usadas pelo Dutch NSB, o Movimento Nacional Socialista nos Países Baixos, durante a Segunda Guerra Mundial.
O PVV também é conhecido por ser anti-islâmico e por atacar muçulmanos na Holanda.
Mesmo assim, o chanceler israelense considera o líder do partido um “amigo” de seu governo. Nesta terça (20), ele relatou que teve uma conversa com Geert Wilders e o chamou de “parceiro do povo israelense em valores partilhados”.
זה עתה סיימתי שיחה מרגשת עם חירט וילדרס @geertwilderspvv, יו"ר המפלגה הגדולה בהולנד. וילדרס הוא ידיד אמת של ישראל ושותף של עם ישראל לערכים משותפים. אני מודה לו על תמיכתו המובהקת והבלתי מסויגת בישראל ???? pic.twitter.com/Bx6iNH5mcy
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) February 20, 2024
A publicação foi feita em meio a uma crise diplomática entre os governos de Israel e do Brasil. O chanceler tem feito provocações diárias ao presidente Lula desde que ele comparou, no último domingo (18), os ataques contra Gaza ao Holocausto. Foi ele que conferiu a Lula o título de “persona non grata” em seu país.
Ele tem pressionado o petista para que faça uma retratação após a comparação entre os ataques israelenses ao povo palestino e o extermínio de judeus promovido por Adolf Hitler durante o regime nazista.