O ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, virá ao Brasil na segunda quinzena de abril para uma visita de trabalho. A informação foi divulgada pelo Itamaraty em nota nesta quarta-feira (1º).
A vinda ao Brasil foi anunciada após encontro entre o chanceler russo e o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, pouco antes da reunião de chanceleres do G20, que reúne as vinte maiores economias do mundo.
“No primeiro encontro entre ambos desde a posse do governo Lula, repassaram os principais temas da agenda bilateral e multilateral, e analisaram a situação atual e as perspectivas da guerra na Ucrânia”, disse o Itamaraty, em publicação nas redes sociais.
Momentos antes da abertura da reunião de chanceleres do G20, em Nova Délhi, o Ministro Mauro Vieira ?? manteve encontro com o Ministro de Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia ??, Sergey Lavrov, que confirmou a intenção de realizar visita de trabalho ao Brasil, em abril. pic.twitter.com/f3wLnFApoA
— Itamaraty Brasil ?? (@ItamaratyGovBr) March 1, 2023
Chefes de diplomacia do G20 se reúnem em Nova Délhi, na Índia, em meio a divergências sobre a guerra na Ucrânia. É esperado que o assunto seja um dos principais temas das discussões entre os chanceleres. Além de Lavrov e Vieira, também estará presente o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken.
Apesar de o Brasil ter condenado a invasão russa, o país escolheu manter uma posição de neutralidade sobre o confronto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se mostrou como um possível interlocutor para negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
Na semana passada, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, disse que o governo do presidente Putin recebeu a proposta de paz na Ucrânia enviada pelo mandatário brasileiro.