A chapa “ABI – Democracia e Renovação” se solidariza integralmente com os portais de mídia progressista e independente no Brasil, como DCM, Brasil 247, Fórum, entre outros, em protesto contra a Wikipédia Brasil.
De forma indevida e afrontosa ao papel exercido por estes veículos de comunicação, a Wikipedia
decidiu classificar um dos veículos como “fonte não confiável” e levantar “discussão” sobre outros dois, prejudicando a imagem e tentando abalar a credibilidade da mídia progressista.
Ao agir assim, a Wikipedia agride a Constituição, dificultando o acesso aos veículos e aos conteúdos neles publicados, o que, na prática, significa censura. A restrição de acesso também terá como efeito sufocar financeiramente os veículos, provocando prejuízos irreversíveis.
Leia também
1 – ABI condena ataque da Wikipédia à mídia independente no Brasil
2 – Militante de Ciro, editor da Wikipédia que tentou eliminar o DCM será processado
3 – Pastores do MEC tinham QG em Brasília e andavam com barras de ouro
Repúdio à manipulação na Wikipédia
A chapa “ABI – Democracia e Renovação“ reconhece na mídia progressista e independente papel fundamental para a diversidade de informação, opiniões e pontos de vista, em contraponto essencial à mídia hegemônica no Brasil. A pluralidade na comunicação social, a liberdade de expressão e de imprensa são pressupostos da democracia e fazem parte das lutas históricas dos jornalistas brasileiros.
Em solidariedade à mídia independente e progressista, a chapa “ABI – Democracia e Renovação” se soma à reivindicação dos portais para que a Wikipedia reveja a sua postura e publique uma retratação.
Cristina Serra e Helena Chagas (candidatas a presidente e vice da Associação Brasileira de Imprensa pela chapa “ABI – Democracia e Renovação).