A China ultrapassou o Japão como o maior exportador de automóveis do mundo, exportando 1,07 milhão de veículos no 1º trimestre deste ano, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Com informações do Valor.
O Japão exportou 950 mil veículos durante o mesmo período, um aumento de 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Japonesa de Fabricantes de Automóveis. Já a China teve um aumento de 58%.
A alta foi estimulada pela crescente demanda por veículos elétricos e aumento das entregas para a Rússia.
Além da Rússia, os principais países para os quais a China exporta são México, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Japão, Austrália, Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Coréia do Sul, de acordo com à Administração Geral das Alfândegas da China.
As exportações chinesas de automóveis continuam a crescer no trimestre atual. Um grupo industrial que reúne produtores de veículos de passageiros espera que as exportações subam 30% neste ano.
A mudança para veículos elétricos ajudou na ascensão da China como potência exportadora de automóveis. Os veículos elétricos representaram cerca de 40% das exportações de automóveis da China.