Chomsky diz que tentativa de golpe no Brasil foi mais organizada que nos EUA: “Quase conseguiram”

Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 12:11
Noam Chomsky – Foto: Reprodução

Noam Chomsky, um dos maiores intelectuais da atualidade, afirmou em entrevista concedida ao UOL que a tentativa de golpe de estado no Brasil promovida por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 8 de janeiro, foi mais “organizada e planejada” que os acontecimentos no Capitólio, protagonizados por apoiadores do ex-presidente norte-americano Donald Trump, em 2021.

“No caso do Brasil, foi algo muito melhor organizado, planejado. O esforço era para criar um caos suficiente que fosse declarada uma lei marcial por parte do Exército e iriam caminhar para algo parecido à ditadura militar de 1964. Algo que Bolsonaro elogiou enquanto esteve no poder. Passaram muito perto de conseguir atingir seus objetivos”, disse.

Chomsky também destacou que no Brasil, diferente do que aconteceu nos EUA, a classe política inteira condenou e se opôs ao resultado das eleições: “Houve uma diferença. No Brasil, ao contrário do que ocorreu nos EUA, a classe política inteira condenou e se opôs. Não foi o que ocorreu nos EUA”.

“Nas eleições legislativas, temos negacionistas eleitorais nos republicanos e que hoje de certa forma controlam a Câmara. No Brasil, isso não ocorreu. O governo agiu de forma rápida e teve a participação de uma ampla gama de líderes da sociedade”, completou.

Ele ainda ressaltou que a permanência do ex-capitão na Flórida pode ser melhor para o Brasil: “Eu espero que ele fique na Disney. Ele causa menos dano lá. Até para sua reputação, ele fica na Disney enquanto seus apoiadores estão sendo colocados na cadeia. Isso pode ter um efeito. Ele tem ficado em silêncio e pode causar menos dano. Ele pode ser extraditado. Mas espero que não seja”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link