Em vídeo compartilhado pelo DCM TV, o filósofo e linguista americano Noam Chomsky mostra uma visão sobre os acontecimentos na Ucrânia em relação coma Rússia e o avanço da OTAN. Ele defende que “qualquer líder russo” teria a Ucrânia como centro das preocupações.
“Precisamos nos perguntar por que motivo a OTAN continuar existindo depois de 1990. Durante a guerra fria nos disseram que existia para nos proteger de tropas soviéticas. A missão da OTAN mudou. A missão não é mais proteger a Europa dos soviéticos, é controlar energia no mundo. Eles controlam rotas marítimas e dutos de óleo e gás. São uma força interventora dos Estados Unidos”, disse.
“Todos aqui somos intelectuais bem educados e devemos nos perguntar que finalidade tinha toda aquela propaganda de guerra fria, se único propósito era proteção contra união soviética? Por que a OTAN expande na direção da fronteira russa?”, questionou.
Leia também:
1- Final da Champions League não vai mais acontecer na Rússia
2- Kissinger: “Para a Rússia, a Ucrânia nunca pode ser apenas um país estrangeiro”
3- Bolsonaro discursa em SP e evita falar sobre invasão da Ucrânia pela Rússia
Até Ghandi se preocuparia com Ucrânia, diz Chomsky
“Agora considere a questão da Ucrânia: Qualquer líder russo, mesmo que fosse Mahatma Gandhi, teria a Ucrânia como centro das preocupações. A entrada da Ucrânia para a OTAN é uma ameaça séria para segurança russa. É uma história complexa que remete aos tempos Império Russo. Há vários argumentos contra interferência russa no leste da Ucrânia, principalmente depois do golpe. É complicado. E Ocidente também não deixou de interferir lá”, finalizou.
Confira abaixo:
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link