Após o último pronunciamento de Bolsonaro como presidente da República, apoiadores começaram a desmontar e abandonar o acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília. O clima é uma mistura de decepção e apatia. Os mais decepcionados choraram e houve quem ajoelhasse.
O futuro ex-presidente assumiu a derrota e disse ter feito o possível pela reeleição. Bolsonaristas entenderam que o presidente eleito Luiz Inácio lula da Silva (PT) será empossado no domingo (1º). Bolsonaro admitiu que tentou viabilizar um golpe de estado. Ele afirmou que buscou dentro das 4 linhas alternativas para que posse do Lula não acontecesse, mas não obteve apoio.
Imagens sobre o desmanche das cabanas estão sendo divulgadas nas redes sociais. O número de “patriotas” presentes no Setor Militar Urbano (SMU) em Brasília, se comparado com a quantidade vista há algumas semanas, é bem menor, segundo o jornalista Marcus Rodrigues, do site Metrópoles.
Segundo o UOL, as poucas pessoas que estavam amontoadas ao redor das caixas de som, assistindo a última live do presidente, “balançavam a cabeça” ou estavam proferindo xingamentos. Outros bolsonaristas saíram de perto e até mesmo desistiram de continuar ouvindo as declarações do presidente.
Assim que o atual mandatário terminou seu pronunciamento, não se ouvia mais nada, um completo silêncio. Somente uma mulher teve coragem de ir ao microfone e falar que a causa golpista “não está perdida” e que “era lógico que Bolsonaro não anunciaria um plano de intervenção”.
Um homem tentou puxar o coro de “eu não vou embora”, mas não houve adesão dos outros presentes que estavam desanimados. Alguns motociclistas passaram buzinando e o hino nacional tocou, com uma tentativa de reanimar o espírito dos “patriotas”. Mas, em menos de cinco minutos depois, a apatia tomou as energias do acampamento.
Veja:
Quando o presidente Jair Bolsonaro falou na live que "o mundo não acaba em 1º de janeiro", seus apoiadores acampados em frente ao QG do Exército, em Brasília, perceberam que não haverá intervenção e Lula será empossado no domingo (1º). pic.twitter.com/SyYg75TKXD
— UOL Notícias (@UOLNoticias) December 30, 2022
GRAVÍSSIMO: bolsonaristas desmontando as barracas do QG de Brasília ? pic.twitter.com/mlhROhOdJV
— Lázaro Rosa ?? (@lazarorosa25) December 21, 2022
https://twitter.com/plocsocial/status/1605883007172124672?s=20&t=pbf3HPiHGXkyxmp5lrr-VQ
➡️Apesar de grande parte dos apoiadores de #Bolsonaro ter chorado durante a última live do mandatário do país,, uma parcela dos bolsonaristas se revoltou
No Quartel-General do Exército em #Brasília, apoiadores de Bolsonaro foram vistos xingando o atual chefe do Executivo pic.twitter.com/bnjcJXp2go
— Metrópoles (@Metropoles) December 30, 2022