A chuva que atingiu São Paulo na tarde deste sábado (2) provocou alagamentos, quedas de árvore e falta de luz em várias regiões da capital e da Grande São Paulo. Moradores registraram vídeos mostrando ruas completamente alagadas, especialmente em bairros da zona leste, como Itaquera e Cidade Líder. Em alguns pontos, cruzamentos ficaram submersos, e a correnteza chegou a invadir estabelecimentos comerciais.
A Enel, concessionária de energia da região, informou que mais de 70 mil clientes ficaram sem luz até as 16h05. Em um boletim atualizado às 19h, o número foi reduzido para cerca de 60 mil endereços ainda sem eletricidade, com mais de 49 mil clientes na capital ainda afetados.
Além dos alagamentos registrados em ruas e avenidas, o Shopping VillaLobos, na zona oeste, também foi impactado. Clientes relataram goteiras e áreas alagadas no segundo andar, térreo e estacionamento. Funcionários e lojistas foram vistos usando rodos para retirar a água das lojas.
O Corpo de Bombeiros recebeu pelo menos 21 chamados para a remoção de árvores caídas, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Sul do país.
As condições climáticas também impactaram o Grande Prêmio de São Paulo, que teve a classificação adiada para domingo. A organização tomou a decisão após uma espera de quase duas horas, devido ao volume de água na pista em Interlagos, zona sul da cidade.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), publicou uma atualização em suas redes sociais afirmando que o estado de atenção foi suspenso e que a intensidade da chuva havia diminuído. “Fim do estado de atenção. Chuvas perderam força. Só temos chuva fraca nesse momento”, escreveu o prefeito em seu perfil no Instagram.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line