Após a passagem de uma frente fria que desfez o bloqueio atmosférico no Brasil desde 22 de abril, a chuva retorna ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (16).
A influência de um fluxo de umidade vindo da Amazônia e as condições instáveis da atmosfera são os principais fatores que contribuirão para as chuvas na região, segundo a Climatempo.
Vinicius Lucyrio, meteorologista da empresa, observa que, embora a previsão não seja de chuva tão intensa, ainda há risco de chuva forte, especialmente no norte do estado. No entanto, a duração deve ser menor, com as áreas de instabilidade movendo-se já a partir de sexta-feira: “Apesar da previsão ser de uma chuva não tão intensa, ainda há risco de chuva forte, em especial no norte do estado. A diferença é que a duração deve ser menor, com as áreas de instabilidade se deslocando já a partir de sexta”, disse.
Entre quinta e sexta-feira (17), os volumes médios de chuva devem ficar entre 60 e 100 milímetros no norte do estado, com a Serra Gaúcha também sob alerta para chuvas intensas.
Na Grande Porto Alegre, por sua vez, a expectativa é de chuva fraca a moderada, com acumulados entre 30 e 50 milímetros.
Piora nas inundações
Com o solo já encharcado devido aos grandes volumes de chuva dos últimos dias, a volta dos temporais aumenta o alerta para a piora das inundações.
O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emite alertas para possíveis riscos, como inundações e deslizamentos de terra, principalmente em áreas já afetadas.
Além das preocupações com as chuvas, o retorno das altas temperaturas é esperado no Sudeste e parte do Centro-Oeste do país, com termômetros marcando acima da média para o período.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link