A vazão das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, subiu no último fim de semana e está a um nível três vezes acima do normal. Segundo o monitoramento hidrológico automático da Copel (Companhia Paranaense de Energia), o volume chegou a 8,3 milhões de litros por segundo no sábado.
Nesta segunda (6), a vazão está pouco mais de três vezes acima do normal, com a 5 milhões de litros de água por segundo. O volume registrado no sábado, de 8,3 milhões, é quase seis vezes acima da vazão considerada normal, de 1,5 milhão de litros de água por segundo.
O aumento da vazão ocorre por conta das chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu, que nasce próximo a Curitiba (PR) e segue até o oeste do estado, passando por quedas que ficam entre Argentina e Brasil.
A vazão aumentou aos poucos ao longo do fim de semana, passando de 2,01 milhões para 2,38 milhões às 3h e chegando a 5,25 milhões às 8h. O ápice ocorreu às 18h no sábado, beirando 8,4 milhões e descendo nas próximas horas e no domingo.
Em outubro de 2023, o local registrou a vazão acima acima da média mais recente, ultrapassando 16 vezes o fluxo normal e chegando a mais de 24 milhões de litros de água por segundo.
Veja vídeos registrados no último fim de semana:
— Caique Lima (@Caiquetelevanto) May 6, 2024
Cataratas do Iguaçu pic.twitter.com/IZGHpOWv7H
— VRibeiro (@VandembergRibe1) May 3, 2024
Vazão das Cataratas do Iguaçu fica quatro vezes acima do normal
créditos: Cataratas do Iguaçu pic.twitter.com/c4CH2e93dD
— Portal do Holanda (@portaldoholanda) May 6, 2024