Chuvas e debate: as novas pesquisas do 2º turno entre Nunes e Boulos em SP

Atualizado em 15 de outubro de 2024 às 7:17
Ricardo Nunes e Guilherme Boulos durante debate da Band: apagão foi o principal tema abordado no evento. Foto: reprodução

Os institutos de pesquisa Datafolha e Quaest estão realizando novos levantamentos ao longo desta semana para avaliar a disputa eleitoral em São Paulo entre o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

As pesquisas vão medir as intenções de voto no segundo turno da eleição para a prefeitura da capital após eventos recentes, como os efeitos das fortes chuvas do fim de semana e o debate na TV Band, ocorrido na noite de segunda-feira (14). O apagão foi o principal tema debatido.

A Quaest, em sua pesquisa, está realizando 1.200 entrevistas presenciais entre domingo e terça-feira, com a divulgação dos resultados prevista para quarta-feira, 16 de outubro. Este será o primeiro levantamento do instituto neste segundo turno e captará parcialmente o impacto do debate televisionado entre os candidatos Boulos e Nunes.

Já o Datafolha começará a pesquisa nesta terça-feira (15), dia seguinte ao debate. O instituto planeja realizar 1.204 entrevistas até quinta-feira, com a divulgação dos resultados programada para sexta-feira, 17 de outubro.

Apagão em São Paulo: Enel diz à Aneel que irá normalizar o fornecimento de energia em três dias. Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

No levantamento anterior, divulgado na última quinta-feira, o Datafolha indicou uma vantagem significativa de Nunes sobre Boulos. O atual prefeito tem 55% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 33%. Além disso, 10% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 2% ainda estão indecisos.

No primeiro turno, realizado no último domingo, Nunes foi o candidato mais votado, recebendo 29,48% dos votos válidos, apenas 25 mil votos a mais que Boulos e 82 mil votos a mais que Pablo Marçal (PRTB), o terceiro colocado.

Vale destacar que ambos os candidatos finalistas estão de olho no eleitorado de Marçal, mas a maioria, 84%, declarou intenção de votar em Nunes, enquanto apenas 4% optaram por Boulos.