A cidade de Springfield, em Ohio (EUA), está sofrendo uma crise após o ex-presidente Donald Trump espalhar fake news sobre a região. O pequeno município teve 33 ameaças de bomba nos últimos dias, escolas têm reforçado o policiamento e hospitais e faculdades tiveram que interromper atividades.
A crise começou após o debate eleitoral do último dia 10, quando ele espalhou a mentira de que imigrantes haitianos estariam comendo pets no município. O boato foi desmentido pelo prefeito da cidade e até pelo perfil no Facebook que começou a espalhar a notícia falsa.
Mesmo sendo desmentido, Trump continuou divulgando informações falsas sobre a cidade. Sua campanha afirmou recentemente que um menino de 11 anos foi assassinado por um imigrante haitiano no caminho da escola.
O caso citado foi um acidente de trânsito de agosto do ano passado. Na ocasião, o imigrante bateu o carro em um ônibus escolar. O próprio pai da vítima afirmou que foi um acidente e pediu à chapa de Trump que parasse de explorar a morte do menino politicamente.
Além de Trump, seu correligionário republicano Mike DeWine, governador de Ohio, também tem atacado a pequena cidade, dizendo que muitas empresas teriam reaberto na região após o fim da pandemia de Covid-19 se não fossem os funcionários haitianos.
Springfield tem apresentado demanda por mão de obra, o que tem atraído imigrantes. A cidade chegou a ter 80 mil pessoas na década de 1970, mas atualmente é habitada por 58 mil, sendo 15 mil deles haitianos.
Ao Fantástico, da TV Globo, uma pastora da região afirmou que haitianos têm se sentido ameaçados após as mentiras.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line