As recentes chuvas fizeram com que várias cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, que estavam em processo de recuperação, fossem inundadas novamente. “Que loucura. Tu tem um pouquinho de esperança, daí vem de novo. Nós estávamos sábado se molhando, lavando, ajeitando, arrumando, e agora vem tudo de novo. Parece que para terminar com o resto. Tem que ter força, tirar força e voltar, voltar”, desabafa o morador Sandro Barbosa.
Após 13 dias desde a devastação inicial, onde os moradores trabalharam arduamente para reconstruir suas vidas, o Rio Taquari subiu quase 15 metros durante o fim de semana, inundando novamente várias casas e bairros. “Estava praticamente tudo pronto, limpo. Só passar uma tinta. Voltou a chover, entrou água de novo, deu mesma coisa. Se nós trabalhamos sete dias para limpar, podemos trabalhar mais sete. Vamos limpar de novo. Nós não vamos parar”, declara o morador Wilson Scheibel.
Apesar da nova tragédia, as autoridades conseguiram prevenir as piores consequências, e os moradores foram alertados a tempo, resultando na ausência de vítimas. Mesmo tendo que enfrentar a tristeza de ver seus pertences destruídos, como relata Cristiano, alguns conseguiram retornar para suas casas secas na segunda-feira (13). Com informações do G1.
Frente fria avança na região
Apesar do retorno da chuva em algumas áreas, uma nova frente fria está avançando na região nesta terça-feira (14). Diante deste fenômeno, os meteorologistas afirmam que isso deve enfraquecer o bloqueio atmosférico que persistia desde o fim de abril. Essa mudança no clima pode diminuir momentaneamente as chuvas no Rio Grande do Sul.
Apesar de não conseguir quebrar completamente o bloqueio, a frente fria tem impacto significativo. “Com a entrada de ar um pouco mais frio, as temperaturas devem ficar baixas por cerca de dois ou três dias”, comenta a especialista Maria Clara Sassaki.
Com o enfraquecimento do bloqueio, espera-se que os temporais no RS diminuam temporariamente. No entanto, no fim da semana, as temperaturas devem subir novamente e as chuvas retornarão.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link