Cientistas divulgam manifesto de apoio a Boulos e Marta: “Inovação e experiência”

Atualizado em 22 de outubro de 2024 às 13:35
Marta (PT) e Guilherme Boulos (PSOL) disputam o segundo turno das eleições pela Prefeitura de São Paulo. Foto: Reprodução

Um grupo de cientistas da USP (Universidade de São Paulo) e UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) divulgou um manifesto em apoio à candidatura de Guilherme Boulos (PSOL), que disputa o segundo turno pela Prefeitura de São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB). O documento aponta que ele e Marta (PT), vice em sua chapa, representam “uma liderança que equilibra inovação e experiência”.

“Ambos se comprometem com iniciativas importantes para a cidade, como a expansão dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a valorização da carreira dos professores municipais e a ampliação das políticas voltadas para pedestres, ciclistas e corredores de ônibus, promovendo, assim, uma cidade mais acessível e justa”, diz o manifesto, intitulado “Ciência com Boulos”.

O documento é assinado por Ricardo Galvão, engenheiro, professor do Instituto de Física da USP e membro da Academia Brasileira de Ciências; Ildo Sauer, diretor do Instituto e Energia e Ambiente da USP; Mariana Moura, pesquisadora do Centro SOU_Ciência da UNIFESP; e outros sete cientistas.

Guilherme Boulos (PSOL) durante evento de campanha no centro de São Paulo. Foto: Divulgação

Veja o manifesto na íntegra:

Nós, cientistas e pesquisadores comprometidos com o progresso científico e social da cidade de São Paulo, expressamos nosso apoio à candidatura à prefeitura de Guilherme Boulos e Marta Suplicy. A cidade enfrenta enormes desafios que exigem lideranças que valorizem a ciência, a inovação e o combate às desigualdades. A candidatura de Boulos e Marta se destaca pela defesa desses valores e pelo compromisso com políticas públicas fundamentadas em evidências científicas.

Nesse contexto, a união de Boulos e Marta oferece uma liderança que equilibra inovação e experiência. Marta, com seu legado de políticas inclusivas, e Boulos, defensor dos direitos à moradia e da igualdade, formam uma equipe dedicada a enfrentar os desafios de São Paulo com soluções eficazes e embasadas em evidências.

Em seu plano de governo, ambos se comprometem com iniciativas importantes para a cidade, como a expansão dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), a valorização da carreira dos professores municipais e a ampliação das políticas voltadas para pedestres, ciclistas e corredores de ônibus, promovendo, assim, uma cidade mais acessível e justa.

Os efeitos das tempestades da última semana servem de alerta para os riscos de uma administração municipal omissa em relação à preservação das áreas verdes da cidade e aos crescentes impactos das mudanças climáticas.

É necessário também chamar a atenção para a aliança de Ricardo Nunes com o ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo governo desmontou instituições de ciência e tecnologia e promoveu o obscurantismo durante a pandemia, desestimulando a vacinação, essencial para salvar vidas.

Tais políticas desastrosas, que levaram à morte de centenas de milhares de compatriotas, passaram a ser elogiadas pelo atual prefeito, que recentemente reafirmou sua oposição ao passaporte vacinal e à vacinação obrigatória, colocando em xeque medidas essenciais para proteger vidas durante a pandemia da Covid-19.

São Paulo precisa de líderes que compreendam a importância da ciência para enfrentar os desafios contemporâneos. Boulos e Marta representam essa visão e estão comprometidos com uma gestão que priorize a educação, a capacitação técnica das futuras gerações e o bem-estar social.

Reafirmamos nosso apoio à candidatura que coloca a ciência no centro das políticas públicas para um futuro democrático, mais justo e sustentável. Por isso, votaremos 50.

Coordenação dos Cientistas Engajados

Ricardo Galvão – Instituto de Física da USP

Walter Neves – Instituto de Estudos Avançados da USP

Mariana Moura – Centro SoU_Ciência da UNIFESP

Ildo Sauer – Instituto e Energia e Ambiente da USP

Tércio Ambrizzi – Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

Michel Mahiques – Insitituto Oceanográfico da USP

Adolpho Melfi – Instituto de Energia e Ambiente da USP

Alexandre Ramos – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP

Clóvis Monteiro – Instituto de Estudos Avançados da USP

Tariana Brocardo – Instituto de Estudos Avançados da USP

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line