Ciro fica isolado em meio a briga de mais de um ano com o irmão; entenda

Atualizado em 21 de setembro de 2023 às 13:23
Veja Cid e Ciro Gomes
Cid e Ciro Gomes

Ciro e Cid Gomes estão rompidos desde 2022 e a relação tem ficado pior com a aproximação da eleição municipal de 2024. A intriga teve início após o então governador do Ceará, Camilo Santana, renunciar e tornar Izolda Celia a primeira governadora da história no estado. A informação é da Folha de S.Paulo.

Na ocasião, houve uma crise nos bastidores entre o PT e o PDT em torno da sucessão do governo do Ceará. Líderes de ambas as siglas consideravam que Izolda, então no PDT, seria candidata natural à sucessão, mas Ciro divergiu da ideia, temendo que ela fosse vista como “a candidata de Camilo”.

À época, ele acreditava que Izolda poderia apoiar a candidatura de Lula à Presidência em vez de se manifestar a favor dele no pleito. Ele acreditava que, assim que eleita, ela poderia migrar para o partido do marido, o petista Veveu Arruda.

Após o apoio de Camilo à candidatura de Izolda para o governo do Ceará, Ciro acreditou que estava sendo traído, rompeu com o irmão e adotou a estratégia de atacar Lula na campanha presidencial. Ele ainda declarou apoio a Roberto Claudio, que acabou sendo escolhido pelo PDT para disputar a gestão estadual.

Com a decisão de Ciro, o PDT ainda acabou com a aliança estadual com o PT, que indicou Elmano de Freitas para a sucessão do Ceará, eleito no primeiro turno. A atitude revoltou Cid, que se afastou da campanha do irmão, abandonou a coordenação e viajou para seu sítio em Meruoca, cidade vizinha de Sobral.

Cid se escondeu nos meses seguintes, desligando o celular e ignorando aliados que iam até sua casa. Ele não esteve presente na convenção do PDT que oficializou o irmão como candidato à presidência, em julho de 2022. Na ocasião, alegava que estava cansado da vida política e que queria se aposentar em breve.

Posteriormente, após jantar com Ciro, Cid retomou sua atuação na campanha, mas de maneira menos ativa, enquanto o irmão era abandonado por aliados e pelo próprio partido. Os ataques a Lula do presidenciável acabaram gerando um novo afastamento entre os irmãos.

Após a derrota de Ciro no primeiro turno, Cid reapareceu e se tornou ativo na campanha de Lula, o que fez com que se afastasse ainda mais dele. O irmão liderou um movimento para reatar alianças com o PT no Ceará e acabou enfraquecendo o ex-candidato à Presidência politicamente.

Aliados dos irmão veem o rompimento como uma consequência de erros de comunicação e disputa de egos. Quando Cid assumiu o comando do PDT no Ceará, ele chegou a evitar citar o nome do irmão nas entrevistas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link