Na manhã deste domingo (14), o governador Cláudio Castro (PL) apagou uma publicação no Instagram que gerou críticas. Na postagem, ele afirmava estar de férias, mas coordenava remotamente as secretarias durante o enfrentamento das fortes chuvas no Rio de Janeiro neste final de semana. Nove pessoas morreram vítimas das correntezas e deslizamentos de terras.
Castro permanece em Orlando, nos Estados Unidos, com a família desde a semana passada. Apesar de ter apagado a postagem no Instagram, ele mantém a publicação no X (antigo Twitter). Confira:
Mesmo de férias, estou coordenando as secretarias e sigo em contato com as prefeituras para lidar com as intensas chuvas. A força-tarefa do Governo do Estado já está em andamento.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) January 14, 2024
A decisão de entrar de férias durante um período crítico, marcado por grandes tragédias climáticas no estado, gerou indignação. Comentários negativos foram registrados nas redes sociais, criticando a ausência do governador diante da situação emergencial.
As fortes chuvas têm causado sérios transtornos na cidade e no estado do Rio desde a noite de sábado. Registros de mortes foram feitos na capital e na Baixada Fluminense. Importante fluxo da cidade, a avenida Brasil foi interditada, e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, ficou alagado. O metrô funcionou parcialmente na Linha 2 devido ao transbordamento do Rio Acari.
Além da capital, diversas cidades foram impactadas, como Quatis, São Gonçalo, Friburgo, Paraty, Petrópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias, onde já há muitos desabrigados.
Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes (PSD) esteve nas ruas desde a madrugada, acompanhando as ações dos órgãos municipais. Ele também visitou o Centro de Operações Rio (COR) e utilizou suas redes sociais para fornecer alertas e informações à população.
Estamos com um Centro de Crise avançado na Pavuna buscando minimizar os impactos da chuva dessa noite! pic.twitter.com/YS3vcpGGk6
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 14, 2024