Joel Pinheiro da Fonseca, colunista liberal da Folha de S.Paulo, afirmou que votará em Lula no segundo turno das eleições deste ano. Economista e mestre em filosofia, ele diz preferir “uma terceira via”, mas aponta que “não é uma escolha difícil” optar pelo petista.
Em seu texto publicado na Folha, intitulado “E no segundo turno, vai votar em quem?”, Joel compara a gestão do petista à de Jair Bolsonaro em diversas frentes: Educação, Saúde, meio-ambiente, política econômica e corrupção.
O colunista acredita que o petista “esteve longe de exemplar” com questões ambientais, mas aponta que com Bolsonaro a área teve “terra devastada”. Ele lembra da atuação do presidente durante a pandemia de covid-19 e diz que o chefe do Executivo “usou o governo para produzir e promover charlatanismo e sabotar esforços de pesquisar e aplicar a vacina”.
Na economia, Joel prefere Bolsonaro a Lula e elogia Paulo Guedes, mas acredita que ele “entregou muito menos do que prometeu”. No texto, ele cita diversos erros econômicos da gestão de Bolsonaro e afirma que Lula pode escolher uma “opção pragmática” num próximo governo.
O colunista lembra que o petista fortaleceu o Ministério Público e a Polícia Federal durante seu governo, enquanto o presidente “neutralizou o primeiro e trava uma guerra para aparelhar a segunda”.
“Por fim, a democracia. É do próprio Bolsonaro e seu entorno que vêm os chamados para radicalizar e se armar. É dele que vêm os ataques às eleições e até ameaças de não deixar o poder caso perca. Turquia, Índia, Polônia, Hungria (em cujo governo Bolsonaro se espelha declaradamente) e outros estão aí para mostrar o que nos aguarda caso seja reeleito. Sendo assim, apesar da polarização e das doses fartas de absurdos dos dois lados, não é uma escolha difícil”, finaliza.