Com 37,4ºC, São Paulo registra o segundo dia mais quente da história

Atualizado em 13 de novembro de 2023 às 18:15
Governo de SP distribui água na capital em meio a onda de calor — Foto: Maria Isabel/ O Globo

A cidade de São Paulo continua sofrendo com a onda de calor. Nesta segunda (13), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 37,4°C às 15h, na estação meteorológica do mirante de Santana, na zona norte da capital.

Essa foi a segunda maior temperatura registrada pelo INMET desde quando começou a realizar as medições, em 1943. Embora não tenha quebrado o recorde de 38,4°C de 17 de outubro de 2014, essa foi a temperatura mais alta neste ano, superando os 37,1°C do último domingo (12).

Em Interlagos, na zona sul, os termômetros marcaram 38,5ºC. Outras áreas também enfrentaram altas temperaturas, como Vila Mariana, com 39,5ºC, e Mooca, atingindo 39,3ºC. A média da cidade ficou em 37,2ºC, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura.

O meteorologista Michael Pantera apontou a influência do El Niño como responsável por elevar as temperaturas, aquecendo as águas do Pacífico Equatorial e aumentando as médias de temperaturas previstas.

Onda de calor extremo no Brasil é provocado por El Niño e aquecimento global. Foto: Reprodução

A previsão indica que São Paulo continuará com altas temperaturas, mantendo a média em torno dos 37°C na terça-feira, sem expectativa de chuva. O estado todo, assim como boa parte do país, enfrenta essa onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média por mais de cinco dias seguidos.

Outras cidades do estado, como Lins e Ituverava, também registraram altas expressivas, com Lins atingindo 40,9°C e Ituverava, 40,2°C.

Além do calor intenso, a umidade do ar está baixa, em torno de 20%, representando riscos à saúde, conforme os padrões da OMS. Recomenda-se evitar exercícios ao ar livre entre as 10h e 16h, utilizar soro fisiológico nos olhos e narinas, e manter-se bem hidratado.

Essa onda de calor deve persistir até o domingo, e a previsão indica que as capitais de Teresina, Boa Vista, Cuiabá e Campo Grande podem registrar temperaturas acima dos 40ºC. Em São Paulo, espera-se que as máximas cheguem a 40°C na sexta e no sábado.

Esta é a quarta onda de calor no segundo semestre, com a previsão de ser mais intensa do que as anteriores, em agosto, setembro e outubro.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link