Com FSB, Lula atinge 50% dos votos válidos, diz agregador de pesquisas

Atualizado em 19 de setembro de 2022 às 10:51
Ex-presidente e candidato Lula. Foto: Reprodução

Após os resultados da peqsuisa BTG/FSB, o agregador Média Estadão Dados mostrou que o ex-presidente Lula (PT) atingiu 50% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou com 37%. Contando brancos, nulos e indecisos, Lula ficou com 45% e Bolsonaro com 33%.

O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão usa dados dos levantamentos de 14 empresas para calcular o cenário mais provável da corrida eleitoral com metodologia própria. Ele considera todas as pesquisas divulgadas nos últimos seis meses.

A média de cada candidato não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo.

O agregador usa como parâmetro as empresas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data.

Agregador de pesquisa
Foto: Estadão

A duas semanas das eleições, Lula cresceu de 41% para 44% desde a rodada anterior, divulgada na semana passada. Bolsonaro, por sua vez, ficou estável em 35%, segundo a BTG/FSB.

No segundo turno, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro continua em 13 pontos porcentuais pela quinta rodada seguida da BTG/FSB. Lula venceria Bolsonaro por 52% a 39% se o segundo turno fosse hoje.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas por telefone de 16 a 18 de setembro de 2022. Está registrada no TSE com o número BR-07560/2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para um intervalo de confiança de 95%. Custou R$ 128.957,83 e foi paga pelo banco BTG Pactual.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link