O Palácio da Alvorada precisará passar por uma reforma antes da mudança de Lula e Rosângela Silva, a Janja. O presidente e a primeira-dama devem demorar mais 20 dias para finalmente se mudarem para a residência oficial, já que foram identificados diversos problemas de infiltração e outros danos.
Segundo Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, uma vistoria que ocorreu na manhã desta quarta (4) encontrou estragos no teto e no piso do Alvorada causados por infiltrações. Segundo ele, os danos mostram que o palácio não teve manutenções frequentes durante a gestão de Jair Bolsonaro.
O ministro ainda disse que nos próximos 20 dias as obras de arte, peças e móveis que foram retiradas do acervo do Alvorada serão recuperados. O imóvel é um prédio tombado e inclui móveis que fazem parte da estrutura da construção. Alguns dos objetos, segundo Costa, remetem à estética do local, como armários com a silhueta das colunas da residência oficial.
Grupos antibombas da Polícia Federal estiveram no local nesta quarta (4) para fazer vistorias. O presidente e a primeira-dama também foram ao Alvorada hoje. Equipes da Presidência também providencias reformas de móveis e da estrutura do imóvel para que Lula e Janja ocupem o espaço.