O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declara apoio ao presidente francês Emmanuel Macron, que disputará o segundo turno das eleições na França contra Marine Le Pen no próximo domingo (24). Por meio de mensagens na rede social, Lula manifesta seu apoio ao mandatário francês e diz que a França é uma grande aliada do Brasil e a eleição no país coloca “o futuro da democracia da Europa” em jogo. Ele ainda afirma que acredita que Macron é o candidato que “melhor encarna os valores democráticos e humanistas”.
Macron lidera as pesquisas com 13 pontos percentuais de vantagem sobre a deputada Marine Le Pen, candidata da extrema direita, na corrida eleitoral pela presidência do país. Na última pesquisa de intenções de voto divulgada pelo Ipsos Sopra Steria, na quarta-feira (20), o atual presidente da França aparece com 56,5% das intenções de voto, contra 43,5% de sua rival.
Veja a tradução do texto de Lula, postado em francês.
“Desde o início da minha vida sindical e política, recebi a solidariedade do povo francês. Durante meus governos, a França foi um parceiro estratégico. Este segundo turno das eleições presidenciais é de grande importância, cujo impacto ultrapassa suas fronteiras.
O futuro da democracia está em jogo na Europa e no mundo. Neste momento chave, confio na união dos defensores da liberdade, igualdade e direitos humanos em torno do candidato que melhor encarna os valores democráticos e humanistas: EmmanuelMacron.
É fundamental derrotar a extrema direita e sua mensagem de ódio e preconceito. Isso é o que os democratas de todas as convicções ao redor do mundo querem e esperam”
Ce deuxième tour des élections présidentielles revêt une importance majeure, dont l’impact dépasse ses frontières.
— Lula (@LulaOficial) April 21, 2022
Il est fondamental de vaincre l’extrême droite et son message de haine et de préjugés.
C’est ce que les démocrates de toutes tendances dans le monde souhaitent et espèrent.— Lula (@LulaOficial) April 21, 2022