Nesta sexta-feira (9), o delegado federal Andrei Rodrigues foi anunciado como novo diretor-geral da Polícia Federal pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).
Dino destacou que a decisão levou em conta a “necessidade de restauração da plena autoridade e legalidade das polícias, também a experiência profissional, inclusive na Amazônia brasileira, uma área estratégica para esse governo e para a segurança pública”.
Andrei Rodrigues coordenou a equipe de segurança do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha eleitoral. Ele estava à frente da Divisão de Relações Internacionais da PF, em Brasília, antes de assumir a segurança do petista.
Rodrigues também atuou na segurança da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010, enquanto ela era candidata à Presidência. Policial federal há 20 anos, ele também assumiu a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), durante a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada do Rio em 2016.
Ele é nascido em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é graduado em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mestre em alta gestão em segurança internacional pelo Centro Universitário da Guardia Civil da Espanha e Universidade Carlos III de Madrid, de acordo com informações da CNN.