Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou Anielle Franco como ministra da Igualdade Racial. O anúncio aconteceu no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde atua a equipe de transição.
Nascida na Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro, Anielle é Jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros. A futura ministra também é irmã de Marielle Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 14 de março de 2018.
Ela é bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, bacharel-licenciada em Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e mestranda em Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Anielle trabalha como professora, palestrante, escritora e é a atual diretora do Instituto Marielle Franco. O instituto promove uma série de atividades culturais e educacionais para crianças como cineclubes, rodas de conversa, oficinas com contação de histórias e lançamentos de livros.
Vale destacar que Anielle também integrou a equipe do governo de transição de Lula. Sobre sua nomeação, ela destacou que chega a equipe junto com a trajetória de Marielle e das mulheres negras.
“Importante ressaltar que não adentro a equipe de transição sozinha, chego com o legado de Marielle e com a trajetória das mulheres negras. Isso mostra que somos muito maiores que qualquer discurso de ódio, desinformação e violências”, disse.