Conheça Liz Truss, a nova primeira-ministra do Reino Unido

Atualizado em 5 de setembro de 2022 às 9:39
Liz Truss – Foto: AFP

Nesta segunda-feira (5), Liz Truss foi eleita a primeira-ministra do Reino Unido. A conservadora venceu com 57,4% dos votos e se tornou a terceira mulher a ocupar o cargo. Ela será empossada na terça-feira (6), após encontro com a Rainha Elizabeth 2ª.

Truss vai assumir o cargo do atual primeiro-ministro Boris Johnson, que renunciou há dois meses depois de uma série de crises políticas em seu governo.

“Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido”, disse Truss em seu primeiro discurso.

Elizabeth Truss nasceu em uma família de classe média na cidade de Oxford, região no sudeste da Inglaterra. Ela é formada em filosofia, política e economia, em Merton College, que faz parte da Universidade de Oxford, onde entrou para o Partido Conservador. Segundo ela, seu pai, professor de matemática, e sua mãe, enfermeira, eram pessoas “de esquerda”.

Depois de se formar, ela trabalhou como contadora para a Shell e Cable & Wireless, e se casou com o contador Hugh O’Leary em 2000.

Nas eleições gerais de 2001, Truss se candidatou ao Parlamento britânico pela cidade de Hemsworth, em West Yorkshire, mas não conseguiu se eleger. Ela sofreu outra derrota em Calder Valley, também em West Yorkshire, em 2005.

Em 2006, foi eleita vereadora em Greenwich, sudeste de Londres, e a partir de 2008 também trabalhou para o grupo Reform, um think tank de centro-direita que tenta influenciar políticas públicas.

Em 2010, ela entrou para o Parlamento Britânico, onde foi nomeada subsecretária de Estado Parlamentar para Educação e Assistência Infantil em setembro de 2012. Depois disso, atuou como Secretária de Estado para Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais entre 2014 e 2016.

Posteriormente, assumiu como secretária de Justiça até 2017 e virou secretária-chefe do Tesouro até 2019. No mesmo ano, assumiu o Ministério para Mulheres e Igualdades, ficando até setembro do ano passado, quando foi nomeada secretária de Relações Exteriores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link