A Confederação Israelita do Brasil (CONIB) conseguiu uma liminar contra postagens consideradas “racistas” feitas pelo jornalista Breno Altman no contexto da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas. Ao todo, 11 postagens foram consideradas preconceituosas. Em sua página no microblog, a CONIB se manifestou:
“A CONIB em ação comandada pelos advogados Andrea Vainer, Charles Argelazi, Daniel Bialski e Jairo Haber, obteve o deferimento de medida liminar determinando a retirada e exclusão de diversas postagens racistas, injuriosas e discriminatórias feitas por Breno Altman.
Impondo-lhe multa diária, nada obstante, a correlata responsabilidade criminal e a continuidade da demanda cível visando sua condenação e pagamento de indenização.
A CONIB comunica que ao mesmo tempo que têm combatido e reproduzido o assustador aumento do antissemitismo no Brasil, vêm adotando medidas judiciais e policiais contra pessoas físicas e jurídicas que de forma intolerante e criminosa vêm espalhando seu fel odioso.
E, nesse sentido, manifestações dissimuladas não são e nem poderão ser entendidas como liberdade de expressão, e todos ofensores serão identificados e devidamente responsabilizados por seus atos delituosos.”
https://twitter.com/coniboficial/status/1727470072896045153?t=67qMYF2EaSRyIVxrDsTw7Q&s=19