Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, foi barrado ao tentar entrar no Palácio da Alvorada nesta sexta (30). Ele tinha jantar marcado para a noite de hoje e escolheu o Alvorada para uma caminhada antes do compromisso. A informação é do portal UOL.
O auxiliar comunicou ao segurança do local que Rebelo havia chegado. Em resposta, ele afirmou que o acesso estaria fechado e o homem que acompanhava o presidente português insistiu.
O segurança decidiu acionar sua chefia pelo rádio, mas reafirmou que Rebelo não poderia entrar. Incrédulo, o auxiliar questionou: “você falou que é o presidente de Portugal?”, mas o segurança apenas balançou a cabeça afirmativamente.
O episódio foi mais constrangedor porque turistas que estão em Brasília estavam dentro do Palácio da Alvorada para acompanhar a posse de Lula. O presidente de Portugal agiu naturalmente e só deixou o local, tirando fotos com turistas que queriam uma recordação com ele.
O segurança disse que a ordem vinha do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e Rebelo afirmou que entendeu as ordens: “São medidas de segurança para todo mundo e o presidente de Portugal tem que ser igual aos outros”.