O crescimento de Pablo Marçal, candidato do PRTB, nas pesquisas eleitorais para a prefeitura de São Paulo, levou a campanha do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), a acelerar suas estratégias para conter o avanço do adversário.
Entre as ações estudadas, segundo o jornal O Globo, estão o enfrentamento direto ao ex-coach, com a exposição de problemas de seu passado, e a reformulação da comunicação digital para se alinhar melhor à linguagem dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com um integrante da equipe de Nunes, é crucial que as redes sociais do prefeito se conectem mais diretamente com o público bolsonarista, adotando um “código” de comunicação que ressoe com esses eleitores. Contudo, os aliados dele garantem que o prefeito não pretende se “bolsonarizar”. A estratégia é manter sua imagem como um político de “centro-direita”, evitando o terreno da polarização.
Para reforçar essa estratégia, a campanha planeja relembrar momentos em que Nunes teve o apoio do eleitorado bolsonarista, como na eleição passada, quando apoiou Bolsonaro apesar da orientação do MDB em favor de Lula (PT). Além disso, a equipe do prefeito pretende destacar ocasiões em que ele criticou figuras como Joice Hasselmann, para minimizar o impacto negativo de vídeos que o associam a adversários do bolsonarismo.
Paralelamente, há um movimento para reaproximar influenciadores de direita que se distanciaram de Ricardo Nunes. A campanha reconhece que Pablo Marçal conseguiu atrair uma parte significativa desse grupo, mas acredita que ainda é possível reconquistar esses apoiadores. Nesse contexto, a influência da família Bolsonaro é vista como fundamental.
A falta de apoio explícito de Jair Bolsonaro a Nunes, aliada ao sucesso do ex-coach nas redes sociais, criou uma divisão entre os eleitores bolsonaristas. Mesmo com recentes gestos de apoio do ex-presidente e seu filho Eduardo ao candidato à reeleição, será necessário um esforço maior para unificar a extrema-direita em torno do prefeito, segundo membros da campanha.
Essa divisão na base de apoio era um cenário previsto pela equipe de Nunes, especialmente quando o deputado Ricardo Salles (PL-SP) cogitava sua candidatura. No entanto, o surgimento de Marçal como um concorrente forte, com um domínio surpreendente das redes sociais e carisma, representa um desafio maior do que o inicialmente esperado, conforme avalia um estrategista da campanha do prefeito.