A advogada brasileira Vanessa Souza foi contratada como representante legal do X (antigo Twitter) no Brasil, mas a negociação com Elon Musk, dono da rede social, foi desfeita antes mesmo do anúncio. Com informações da agência Reuters.
De acordo com a procuração, assinada em 13 de setembro, Vanessa teria poderes para representar o X perante a jurisdição brasileira, incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF).
A assessoria de imprensa da brasileira confirmou nesta sexta-feira (20) a contratação, mas informou que ela desistiu do cargo por razões “estritamente pessoais”.
Fontes próximas indicam que a desistência foi influenciada por relatos de que a rede social teria ignorado deliberadamente uma decisão do STF, ao mudar os provedores de rede da empresa e contornar o bloqueio imposto pelo ministro Alexandre de Moraes.
Após uma atualização no X que restaurou o acesso para usuários brasileiros, a empresa divulgou um comunicado afirmando que a mudança não tinha como objetivo desobedecer a ordem de Moraes, mas sim garantir a qualidade dos serviços em outros países da região.