Covid envelhece cérebro que nem esquizofrenia e Alzheimer

Atualizado em 20 de julho de 2024 às 19:34
Covid acelera envelhecimento do cérebro. Foto: Divulgação

Um estudo brasileiro publicado na revista científica European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience revela que a infecção pelo vírus da Covid-19 pode alterar padrões de proteínas no cérebro, semelhante às mudanças observadas em doenças como esquizofrenia e Alzheimer.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), analisou o proteoma de cérebros de pessoas que morreram por Covid-19. O proteoma é o conjunto de proteínas presentes nas células, representando a expressão dos genes.

A Covid-19 já é conhecida por causar inflamação sistêmica e afetar o cérebro, resultando em sintomas como névoa cerebral e perda de memória, que podem persistir por meses, condição conhecida como Covid longa. O estudo sugere que a infecção pelo SARS-CoV-2 altera a produção de energia nas células cerebrais, especialmente no processamento de glicose, prejudicando o funcionamento das células.

SARS-CoV-2. Foto: Divulgação

Embora o estudo traga insights valiosos sobre os efeitos da Covid-19 no cérebro, ainda há muitas questões a serem respondidas. A possibilidade de reversão das alterações nas proteínas cerebrais e o impacto de tratamentos utilizados durante a infecção são tópicos que exigem investigação adicional.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link