A rede social que tem o cheiro dos anos 2000, a mais popular no Brasil da época, pode estar voltando para internet, depois de 9 anos desde que foi desativada, em 2014. Na última quarta-feira (27), o Orkut foi reativado, e seu criador, que tem o nome do site, Orkut Büyükkökten enviou uma mensagem para os ex-usuários da plataforma.
“Eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo (…) Vejo você em breve!” escreveu Além disso, o desenvolvedor do Orkut falou da realidade das redes hoje em dia e criticou a questão dos dados.
“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser o seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões duradouras. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”, disse.
O Orkut foi lançado em 2004 e chegou a ter 30 milhões de usuários ativos apenas aqui no Brasil, uma parcela alta comparada com a população que tinha acesso a internet na primeira década dos anos 2000.
O site, que era parecido com as redes sociais de hoje em dia, possuía chats de bate-papo, fóruns, comunidades, feed, perfis, áreas para fazer publicações e jogos. O Google comprou a rede social em 2008, e anunciou o fim oficial do Orkut em 2014 por questões de mercado.